Vamos conversar?
Como está sendo a quarentena para você? Para cada família, a quarentena é um mundo! Condições e circunstâncias únicas a cada uma delas. Ela trouxe milhões de sentimentos, reflexões e tomadas de decisões diferentes das habituais. A quarentena nos aconteceu…. não a planejamos. Ela simplesmente bateu à nossa porta. Nos forçou a olhar muitas coisas, principalmente dentro de nós mesmos e da nossa família.
Graças a Deus, já estamos muito à frente do que passamos lá no início. A pergunta é: conseguimos olhar de frente as questões familiares que a quarentena nos propôs (trouxe)? Se houve um desconforto, algo precisa ser revisitado. Seja a relação familiar, no trabalho, com os filhos ou com nós mesmos.
É preciso coragem, força e vontade para entender e mudar. Nem que seja uma intenção, pois já é uma semente. E de onde vem essa força? Eu diria que uma das fontes é a nossa empatia com o outro, com os membros da nossa família e aqueles ao nosso redor. Pois a empatia nos leva a considerar o outro na sua necessidade, que muitas vezes se funde com a nossa enquanto família. Independente da nossa crença, todos estamos com medo. E esse medo pode se manifestar de várias formas – raiva, negação, embotamento, ansiedade…. e não podemos esquecer que o mesmo acontece com os nossos filhos.
É preciso empatia para entender o que está acontecendo com eles para podermos ajudá-los a passar por essa fase que já está prolongada. Lembre-se, que mesmo que eles não entendem completamente o que está acontecendo, eles captam o nosso sentimento e o clima da casa.
Procure reservar um tempinho na semana para conversar com eles e ouvir o que eles têm para falar. Sobre sentimentos, compreensão e sensações, e o que eles enxergam para o futuro.
Converse com eles com olhar empático, e abraçe-os nas suas dificuldades. E não tenha receio de mostrar também os seus medos e dificuldades.
É importante eles saberem que também sentimos iguais a eles. Isso aproxima e fortalece os laços familiares. Ainda dá tempo! Sempre há um momento para uma reflexão em família! Me conte se a sua experiência foi positiva!😉