O estresse que estamos vivendo nos tempos atuais afeta toda a família, inclusive as crianças. Ainda mais agora com as novas restrições do período emergencial, em razão da pandemia do novo coronavírus. Online-learning gera uma tensão extra aos pais pela dificuldade de conciliar os horários já apertados do trabalho com a responsabilidade pelo aprendizado do filho.
Vamos focar então em algumas maneiras de reduzir o estresse e a tensão emocional em casa. O intuito do texto não é trazer mais tarefas aos pais já sobrecarregados e sim, trazer soluções. Que tal trazer o seu filho para a sua rotina? Faça as refeições juntos, café da manhã, almoço, jantar; tome banho com o seu filho; ao colocar o seu filho para deitar, aproveite para ler um livro com ele ou contar sobre como foi o seu dia no trabalho. Crianças amam fazer parte da rotina dos seus pais. Se possível, planeje deixá-lo escutar uma reunião ao seu lado. O importante é a conexão entre vocês!
Outras maneiras são levar o seu filho para passear o cachorro, escutar com ele a música que você gosta ou dançar as músicas da sua época de balada (vamos dar uma pausa para a galinha pintadinha, rsrsrs). Se você já faz yoga ou meditação, inclua-o na atividade, mesmo que a atividade fique mais bagunçada. Com certeza vai rolar muitas risadas.
Mantenha relacionamentos sociais! Entendam, a diferença entre distanciamento social e relacionamento social. Faça ligações ou vídeo chamadas para os avós ou amigos com mais frequência. Mesmo que seja para falar boa noite. O contato social é fundamental para uma base mental e emocional saudável. Agora mais do que nunca, precisamos estar presentes um pelo outro. O apoio mútuo será essencial para lidarmos com o que estamos vivendo.