Com esse frio, o que mais queremos é agasalhar os nossos pequenos para que não passem frio. Mas temos que também ter o cuidado para não superaquecê-los!
Crianças maiores já expressam se estão com calor ou frio, então fica mais fácil. Mas e os pequenos?
Recém-nascidos apresentam imaturidade na regulação da temperatura corpórea, podendo fazer hipertermia ou hipotermia, então temos que ficar mais atentos. Geralmente uma camada a mais que nós adultos é o suficiente. Mas isso não é ciência exata. Chequem a temperatura do bebê avaliando a temperatura do abdômen e tronco. Mãos e pés são geralmente mais frios por serem extremidades, mas não podem ficar gelados. Outros sinais que mostram se estão muito ou pouco agasalhados é o choro e a irritabilidade.
Para lactentes maiores, fique atento a regiões da nuca, pés e mãos e se não estão molhados ou “melados”. Se for o caso, tire uma ou mais peças de roupas, ou coloque um casaco menos quente. O ideal é ficar com a mão morninha mesmo com esse frio.
Durante a noite, vamos agasalhá-los na medida certa! Algumas crianças suam bastante na primeira fase do sono, às vezes até molham o travesseiro. Uma dica que dou no consultório, é esperar um tempinho para cobrir com o cobertor, assim não suam tanto, e se necessário, já deixe uma fronha / travesseiro de reserva ao lado caso precise trocar.
Qualquer dúvida procure o seu pediatra!