A maioria das crianças estão numa etapa de desenvolvimento neurológico e amadurecimento psicológico adequado para iniciar o desfralde por volta dos 2-3 anos de idade. Porém, a identificação da hora certa vem dos sinais apresentados pelo seu pequeno. Se ele começar a avisar que fez xixi ou cocô, podendo confundir um com o outro, ele está pronto para iniciar o desfralde.
A partir deste momento, é preciso muita empatia e diálogo entre a criança e seus pais ou cuidadores. Fique atento aos seus sinais de prontidão ou resistência, pois eles vão te guiar neste processo e dizer se ele deve ser continuado ou adiado por mais um tempo.
Você pode levar ele no pinico ou privada com redutor de assento, um pouco antes dos horários em que ele está acostumado a avisar. Uma dica importante é a criança ficar com os pés no chão ou num banquinho com os joelhos num ângulo de 90 graus. Não pode ficar com os pés voando….
Quando der certo, pode fazer festa! Afinal, é uma conquista nova. Um marco no crescimento e desenvolvimento do seu filho. Quando não der certo, não brigue e não desista. O desfralde é um processo longo que precisa de muita paciência e dedicação.
Caso você não esteja com tempo ou com cabeça, espere por um momento mais oportuno ou até esquentar um pouquinho mais, já que escapes vão acontecer com frequência, e com um monte de roupas no inverno, pode ficar um pouco mais trabalhoso.
Converse com o seu pediatra sobre essa programação. Com planejamento essa transição é tranquila e sem estresse! 🙂