Mão-pé-boca (MPB) é uma doença altamente contagiosa causada pelo vírus Coxsackie. É de transmissão fecal-oral e respiratória. Ou seja, pegamos através do contato de pessoas com a doença ou superfícies contaminadas.
Embora possa acometer também adultos, ela é mais comum em crianças, especialmente entre as menores de cinco anos de idade. Atualmente estamos vivenciando um surto dessa doença na cidade de São Paulo.
A maioria das infecções é auto-limitada, sendo o tratamento com sintomáticos.
Os principais sintomas costumam ser: febre, dor de garganta e lesões que aparecem na boca, mãos e pés, por isso o seu nome, Mão-Pé-Boca! Dependendo da quantidade de lesões na boca, pode haver maior ou menor dificuldade para comer ou ingerir líquidos. Portanto, é preciso atenção para a criança não desidratar. Podem aparecer lesões em cotovelos, tornozelos, glúteos e região genital, porém de forma menos frequente. Além disso, após 3-8 semanas da infecção, pode ocorrer o descolamento das unhas a partir da base das mãos e pés.
Medidas de higiene, principalmente após a troca das fraldas, são recomendadas para diminuir o risco de transmissão, que podem ocorrer até 4 semanas após o início do quadro. Além disso, devem ser tomadas precauções com desinfecção de superfícies e de objetos, principalmente em escolas, onde geralmente ocorre o primeiro contato da criança com esse vírus.
Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria.