A gravidez é um momento de muitas bênçãos e alegrias. Afinal, um milagre está acontecendo dentro do corpo da mulher grávida – um bebê está se formando! É também, um momento de grande adaptação. Para alguns é uma alegria esperada, para outros um susto! Independente da circunstância, é um momento de muitas mudanças para a mulher gestante e a família nova que irá se formar. As incertezas que permeiam a gravidez abrem um mundo de possibilidades. Incertezas com o corpo da mulher, com o bebê que está por vir, com os preparativos para o nascimento, com as preocupações financeiras, com o quarto do bebê, com o enxoval, com a vida nova que há por vir, entre muitas outras.
É talvez o período mais sensível na vida da mulher, e de muitas mudanças internas que requerem apoio da família e do obstetra. O Pediatra, entra neste cenário como mais um aliado. A consulta com o pediatra durante o pré-natal é para iniciar uma jornada juntos para um bem comum – o da família.
A consulta no primeiro trimestre tem foco na saúde e qualidade de vida da gestante e do esposo. Pois a manutenção de um ambiente saudável levará a um bebê saudável e propiciará também um futuro saudável para aquele indivíduo.
Durante o segundo trimestre da gravidez, a consulta pré-natal também orienta a compra dos itens corretos para o enxoval, evitando itens caros e desnecessários. Neste período você vai conhecendo o seu pediatra cada vez mais e formando a sua opinião sobre o profissional. É mais fácil você conhecer ele antes do bebê nascer, pois se não ocorrer empatia, não haverá desespero ou prejuízo para o recém-nascido caso precise mudar.
No Terceiro trimestre a consulta já tem o foco em criar e montar para a família uma rede de apoio que será fundamental nos primeiros meses do bebê recém-chegado. Além da avaliação de questões como babá, licença maternidade, hospitais referências, entre outros. Às vezes não temos ideia do que vai acontecer antes do bebê nascer, mas um pouco de planejamento sempre é válido.
Em todas as consultas o apoio à gestante e à família é fundamental, pois a vida não será mais a mesma após a chegada do recém-nascido. Conversar sobre dúvidas, inseguranças e frustrações é fundamental. O acompanhamento do estado emocional da família é muito importante, para prevenir problemas futuros e garantir uma família equilibrada e saudável.