Após o parto, tudo começa. O momento chegou e seu pequeno nasceu! Independente do tipo de parto que ocorreu, você ainda está tentado entender tudo o que está acontecendo ao seu redor. Amamentação, familiares e amigos, dores e incômodos, mas ainda está na segurança do hospital/maternidade. Neste caso, aproveite ao máximo as dicas dos médicos e das técnicas de amamentação. Não deixe de tirar nenhuma dúvida em relação à posição ao peito, se a sucção está correta, se essa dor que você está sentindo é normal. Não vá para casa com nenhuma dúvida! E assim que sair da maternidade, já marque a primeira consulta com o seu pediatra para ela começar a te acompanhar e pesar semanalmente o seu filho.
Este início é fundamental. Já vai ser cansativo, mas não precisa ser com dúvidas e angústias. As consultas durante os três trimestres do pré-natal, serviram para criar intimidade e confiança com seu pediatra. E esta é a hora mais importante na vida do novo bebê e seus pais. Para o sucesso na amamentação, o seguimento do bebê e seu bem-estar, mas também dos pais, que precisam estar bem para que os primeiros meses vão bem.
Inicialmente, o mais importante é a criação do vínculo entre a mãe-bebê-pai. E neste momento precisamos parar um pouco, respirar e confiar em nós mesmos. Sim, até em vocês pais de primeira viagem! Vocês sempre terão a melhor resposta dentro de si. Esqueça livros, internet e Instagram e confiem nos seus instintos. No primeiro mês, as consultas são semanais, ou mais frequentes se houverem necessidade, para realmente não haver dúvida em absolutamente nada. E não existe pergunta boba! Toda pergunta é bem-vinda, e vai ser importante para deixarem vocês menos ansiosos e tranquilos para essa comunicação a três fluir naturalmente. Não se cobrem para saberem o significado de cada choro a cada momento, vocês vão aprender aos poucos, acreditem! Cada filho é único e responderá de uma maneira diferente. O que está retratado na internet pode não funcionar com vocês e levarem a frustração. Portanto, mantenham a confiança no seu pediatra e no “feeling” de vocês.
O segundo item mais importante, e que com certeza foi muito conversado com o seu pediatra durante o terceiro trimestre de gestação, foi a respeito da rede de apoio tão necessária nestes primeiros meses. E o que seria essa rede de apoio? Há um provérbio africano que diz: “É preciso uma aldeia para criar uma criança”. E isso é realmente verdade, principalmente neste início. De imediato, tenha familiares, amigos, funcionários ou vizinhos que te ajudem com a alimentação, a limpeza da casa, a lavagem da roupa, a compra de supermercado, alguém que possa olhar o bebê para você tomar banho, dormir…. etc. Agora toda ajuda positiva é muito bem vinda!