O que é o Sarampo? O Sarampo é uma doença viral altamente contagiosa. Um caso de sarampo tem a possibilidade de infectar outras 9 a 18 pessoas. A transmissão da doença é por via respiratória, através de secreções nasofaríngeas expelidas pela pessoa infectada ao falar, tossir ou respirar e que ficam dispersas pelo ar em forma de gotículas ou aerossol (como uma névoa que não vemos ou sentimos).
Quais os sintomas à saber?
- Febre e 1 ou + dos sintomas seguintes:
- Tosse
- Coriza
- Conjuntivite
- Manchas esbranquiçadas na mucosa oral
- Exantema (manchinhas vermelhas) que aparecem 2 a 4 dias após o surgimento da febre e duram de 3 a 7 dias.
- Diarreia
Estes sintomas são muito parecidos com outros vírus. Mas como estamos num momento de surto de sarampo, eles devem acender um alerta e devem ser imediatamente comunicados ao pediatra ou outro médico responsável.
Por quanto tempo devo ficar afastado da escola ou do trabalho?
A transmissão da doença ocorre de 4 a 6 dias antes do aparecimento do exantema até 4 a 6 dias após o seu surgimento. Logo, deve-se ficar afastado a partir da suspeita de sarampo, até 6 dias após o surgimento do exantema. Em casos confirmados de sarampo, isso seria aproximadamente 12 dias.
Caso não apareça exantema, e estamos diante de outro quadro viral, temos como regra básica voltar somente após 48hs do término da febre.
O que fazer na dúvida?
Procure o seu médico imediatamente!
Quem deve se vacinar contra o Sarampo?
- 12 meses a 4 anos: Devem receber 1 dose da tríplice viral + 1 dose da tetra viral (ou duas doses da tetra viral).
- 5 a 29 anos: Caso nunca tenham se vacinado, devem receber 2 doses da tríplice viral
- 30 a 49 anos: Caso nunca tenham se vacinado, devem receber 1 dose da tríplice viral
- Quem já está vacinado não precisa se vacinar novamente!
E em casos de Surto?
A Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo iniciou uma campanha de vacinação contra o sarampo. O público alvo da ação é:
- 6 meses a 11 meses e 29 dias de vida: devem receber a vacina todas as crianças nesta faixa etária. Esta vacina não substituirá a vacina de rotina. Deverá ser agendada mesmo assim a vacina de rotina dos 12 meses de vida, contanto que tenha um intervalo mínimo de 30 dias entre cada dose.
- Caso tenha entrado em contato com um caso suspeito ou confirmado de Sarampo no trabalho, na escola ou no seu prédio/quarteirão, receberá uma dose de “bloqueio” da vacina até 72hs, geralmente administrada pela vigilância sanitária, com o objetivo de interromper a transmissão da doença.
Alérgicos ao ovo ou leite podem receber a vacina?
Sim, podem receber a vacina tríplice viral com algumas ressalvas. As concentrações da proteína ovo albumina são residuais e mínimas, e os estudos mostram que são seguras para alérgicos ao ovo. Em alérgicos ao leite, não utilizar a vacina do laboratório Serum institute of India Ltda, pois contém alfa-lactalbumina. As vacinas dos outros laboratórios não contêm proteínas do leite na sua composição. Antecedência de alergia grave ao leite ou ovo, como reação anafilática, ou reações graves a qualquer outra vacina, devem ser discutidos individualmente com o seu médico.
Quem não pode receber a vacina mesmo em caso de surto ou contato com caso confirmado?
A vacina tríplice viral é uma vacina de vírus vivos atenuados contra sarampo, caxumba e rubéola, portanto não deverá ser administrada em grávidas e pacientes imunossuprimidos. Nestes casos, converse com o seu médico para saber como prosseguir.