Devemos blindar as nossas crianças de situações de estresse? A resposta é não! Crianças precisam aprender a lidar com o estresse do dia a dia e das diversas situações. Na infância, o estresse positivo é considerado importante para o desenvolvimento saudável da criança. Ele é considerado positivo quando está num cenário controlado com início e fim, e tem uma resposta rápida e contida dos nossos sistemas de resposta ao estresse, como aumento da frequência cardíaca, pressão arterial e sistema hormonal. Exemplos disso seriam tomar uma vacina, ou o primeiro dia de aula. O corpo rapidamente volta ao seu estado fisiológico ou basal.
Outras situações, como morte de um parente próximo, ou um desastre natural, é considerada uma situação de estresse tolerável. Aqui, a ativação dos sistemas de alerta e a resposta hormonal concomitante são mais intensas e duradouras. Caso a situação seja tempo-limitada e contornada pelo suporte do adulto cuidador, ajudando esta criança a se readaptar a nova situação, o cérebro e outros órgãos se recuperam e não há grandes prejuízos a longo prazo.
Entretanto, o estresse pode se tornar tóxico. E aqui vai o alerta! Estresse tóxico é quando ocorre a ativação constante dos sistemas de resposta ao estresse ativando também de forma não benéfica o sistema imune e inflamatório, levando a impactos no desenvolvimento da criança, principalmente nos primeiros anos de vida. O desequilíbrio contínuo gera alterações na arquitetura cerebral e outros órgãos, predispondo a atrasos no desenvolvimento e doenças crônicas na vida adulta como doença cardíaca, diabetes, abuso de substâncias químicas e depressão. Estes casos precisam ser rapidamente identificados e tratados! Os relacionamentos próximos de suporte, responsivos e amorosos são capazes de reverter os danos causados pelo estresse tóxico. Fique atento! E se tiver com dúvidas, procure ajuda!
Ref: Center on the Developing Child – Harvard University