Você sabe o que é Resiliência?
• Resiliência não é a capacidade de suportar cada vez mais adversidades.
• Resiliência é ter um bom desfecho frente a uma adversidade.
• É a habilidade, conjunto de capacidades, adaptações positivas que permitem a manutenção do equilíbrio.
• A resiliência depende da interação das características individuais da pessoa com o seu ambiente.
• Você não nasce com Resiliência mas a constrói no tempo.
Para se entender melhor o que é a resiliência pense em uma gangorra. A posição do pivô da gangorra no início é determinada geneticamente, porém ele pode não iniciar exatamente no meio, afetando como aquela criança reage a experiências positivas ou negativas.
As experiências do dia a dia da criança vão influenciar diretamente na expressão dos seus genes, que por sua vez vão regular para mais ou para menos as suas respostas frente ao estresse, a ansiedade e a depressão. O balanço entre as adversidades e as experiências positivas vão movimentar o pivô mais para um lado ou para o outro.
E como que eu posso movimentar a gangorra para o lado positivo? Estando presente, errando, concertando e amando! Experiências positivas com pais, cuidadores, professores e comunidades amorosas, acolhedoras e seguras vão criar um arcabouço de suporte para que a criança mesmo frente às adversidades, crie ferramentas de adaptação positiva. Dessa maneira ela aprenderá a regular seu estresse, regular suas emoções, superar dificuldades sendo flexível, reconhecer, aceitar e conviver com seus pontos fracos e fortes, ser optimista e ter um “mindset de crescimento”. Conforme a criança cresce, essas ferramentas vão se aperfeiçoando, e ela vai tornando-se cada vez mais resiliente às influências internas e externas.
Referência: Center for the Developing Child – Harvard University