Apesar das nossas atenções estarem todas voltadas para o Covid-19, não devemos nos esquecer de nos vacinar para a gripe (Influenza). A vacina para Influenza já está presente em várias clínicas particulares e a campanha de vacinação do Ministério da Saúde terá início no dia 12 de abril e vai até 9 de julho. Além de nos proteger contra mais um vírus, prevenirá maior sobrecarga do sistema de saúde.
A vacinação será dividida em 3 fases para não criar aglomerações nos postos de saúde por conta da vacinação em paralelo contra a Covid-19.
▪️ Primeira fase a partir de 12 de abril: idosos a partir de 60 anos e profissionais de saúde;
▪️ Segunda fase a partir de 11 de maio: portadores de doenças crônicas não transmissíveis, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários, profissionais das forças de segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas, adolescentes e jovens entre 12-21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e povos indígenas;
▪️ Terceira fase a partir de 9 de junho: crianças entre 6 meses e 6 anos, grávidas, mães no período pós-parto, pessoas com deficiência, professores de escolas públicas e privadas e pessoas entre 55 a 59 anos de idade.
Se for a primeira vez que o seu filho irá se vacinar para influenza, ele deverá receber 2 doses com um intervalo de 1 mês entre elas. Se já for a segunda vez, é somente 1 dose anual.
Se vocês pais ou avós vão receber a vacina para Covid-19, lembrem-se de dar um intervalo de duas semanas para tomar a vacina para Influenza. Priorizar a vacina para Covid-19, se estiverem muito próximas.
Caso esteja com sintomas de Covid-19, aguarde para tomar a vacina para influenza.