O tema dos primeiros mil dias já foi abordado aqui. Trago ele novamente por ser um período chamado de “janela de oportunidade” para o desenvolvimento dos nossos pequenos. Ele contempla a gestação e os primeiros dois anos de vida do seu bebê. O crescimento e desenvolvimento ocorrem de maneira acelerada com até 80% da formação da arquitetura cerebral ocorrendo durante este período. Sendo desenvolvidos a maior parte da audição, da visão, do controle emocional, da linguagem e a resposta ao cuidador.
A dica mais valiosa para guiar este desenvolvimento é ESTAR PRESENTE quando presente!
A interação dos pais ou cuidador é fundamental para que essa arquitetura cerebral se desenvolva em seu máximo potencial. É o chamado “serve and return”. Traduzindo, seria uma troca que ocorre entre você e o seu filho, um “vai e vem”, como no tênis.
E como seria isso? Compartilhando o foco com o seu filho, dando suporte e encorajamento ao que ele está fazendo, nomeando para ele o que está acontecendo, brincando através do revezamento – ora eu, ora você e, iniciando e encerrando as atividades.
Quanto mais interagimos com eles, mais estimulamos esse desenvolvimento. Isso não quer dizer que precisamos estimulá-los constantemente. Na verdade, é o engajamento pessoal, que a tecnologia não traz, que é fundamental. Como última dica, menos tela e mais presença.