Resolvi trazer uma reflexão que ando tendo em casa com a minha família. Já falei aqui sobre a Medicina do estilo de vida. Ela é a medicina baseada em evidência científica que usa como terapêutica mudanças no nosso estilo de vida para tratar, curar e reverter doenças. Infelizmente e muito contrariamente, 2020-2021 modificou bastante a nossa rotina e estilo de vida por conta do COVID.
Quanto cada um vai aguentar dessa rotina imposta vai depender da resiliência individual. Por isso, vou propor uma reflexão ao auto-cuidado. Quando nos cuidamos sentimos mais dispostos e mais felizes. Vocês como pais estão conseguindo cuidar de vocês mesmos? Ou um dia apenas se emenda no próximo como uma montanha russa? As vezes me sinto assim. E tudo bem meu filho me ver assim. Faz parte do momento que estamos atravessando. Mas, vamos olhar a situação por um prisma positivo.
Temos uma oportunidade ímpar para ensiná-los sobre a importância de se cuidar e se fortalecer emocionalmente. Converse sobre a importância de manter esse cuidado mesmo quando está difícil. É nesse momento que ele é fundamental. Escolha em família, algo que você considere uma prática para o seu autocuidado e a ensine e pratique junto com o seu filho. Seja meditação, seja exercícios como dançar na sala, seja cozinhar uma refeição saudável, se proponham a fazer isso toda semana, quantas vezes vocês conseguirem ou desejarem. Lembre-se, o importante é a intenção que leva a uma ação para o autocuidado, mesmo que seja pequena. Se você já faz isso, compartilhe aqui para todos nós nos inspirarmos juntos. Eu escolhi a meditação!